domingo, 6 de fevereiro de 2011

A amizade

Vi uma postagem de um amigo sobre "your best friend", o que me levou a relembrar fatos recentes e, por conseguinte, fazer uma espécie de desabafo neste momento. Sendo assim, gostaria de iniciar com parte da definição dele sobre melhor amigo e espero que ele não se importe com minha ousadia de fazer copiar o trecho sem sua permissão.

"Melhor amigo é aquela pessoa que te coloca em primeiro lugar sempre, e você faz o mesmo com ele sem nem pensar. Melhor amigo é aquele que não precisa ligar para aparecer, e não precisa nem que você esteja em casa para aparecer, porque a sua casa é a casa dele também. Melhor amigo é aquele que se sacrifica por você, e que você faz o mesmo por ele."

Por muitos e muitos anos eu considerei uma pessoa como melhor amigo. Achei interessante o trecho destacado acima, pois reflete bem o que nossa relação foi em diversas oportunidades. Mas a vida é feita de escolhas e ele decidiu escolher, apostar e priorizar outras coisas. Não gostaria que isso fosse visto como egoísmo de minha parte, longe de mim. Entretanto, há uma chateação quando a gente para pra pensar da importância que a pessoa teve na nossa vida e a importância que a gente tinha na vida dessa pessoa. Eu realmente poderia dizer que éramos como irmãos.

E por muito tempo eu suportei ou ignorei algumas mentiras, pois acreditei que era algo confidencial e que ele queria manter apenas pra si. Observei que as atitudes, a quase mudança de personalidade, a perda de essência pelo - talvez - convívio com a namorada, que ao meu modo de ver, estava prejudicando-o e muito. Apesar de meus alertas, ele fez sua escolha e eu fiz a minha, o que nos levou para caminhos distintos.

Independente da triste história recente, eu fiz questão de convidar e gostaria muito que ele estivesse presente no momento provavelmente mais marcante dos meus últimos cinco anos: Colação de Grau. Contudo, uma reunião de condomínio se tornou mais importante pra ele. Não me interessa o tipo de reunião e muito menos os motivos obscuros da reunião, motivos pelos quais foram "confidenciais", pois a parte de melhor amigo comigo já está desaparecendo ao longo dos últimos dois anos, eu acho. A questão é que pra mim... não justifica. Como teoricamente o melhor amigo, era até meio que obrigação estar presente, no meu ponto de vista. Se fosse eu, faria isso, pelo menos.

Mas ao baile ele foi e, apesar de respeitar o meu ponto de vista (no caso, o da minha mãe, já que eu não me manifestei por completo), não concordou. Não fui procurado depois do baile e isso já faz uma semana. Nem sei se haverá procura. De qualquer forma, eu consigo enxergar que essa parte de melhor amigo não existe mais. E se torna mais um... no meio da multidão.





Nenhum comentário: